Neto não vai remover pacientes do Hospital Salvador: 'Não vou tirar quem está intubado'

Rede de Rádios

Neto não vai remover pacientes do Hospital Salvador: 'Não vou tirar quem está intubado'


O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta sexta-feira (24) que não tem como remover pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI do Hospital Salvador, com quadro grave da doença. “Os leitos instalados no Hospital já estão ocupados. Eu não tenho como tirar um paciente que está intubado, em uma UTI. Isso não é possível", declarou o gestor em entrevista coletiva durante entrega da primeira etapa de requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro.

Na noite de quinta (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que o hospital não fosse usado para instalação de leitos exclusivos de tratamento a contaminados com a doença (lembre aqui). O ministro atendeu pedido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que argumenta que a criação de unidades de Covid-19 pode provocar onda de infecção na Maternidade Climério Oliveira, administrada pela instituição e também instalada no hospital.

Por outro lado, Neto disse que a prefeitura não vai mais encaminhar pacientes para o local, em cumprimento ao decidido por Toffoli. “Quando a prefeitura tomar conhecimento da decisão, quando nós formos notificados, deixaremos de encaminhar novos pacientes”, destacou. Após conseguir autorização do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a gestão municipal instalou 10 leitos de UTI no Hospital Salvador - a decisão, no entanto, foi derrubada pelo presidente do STF. Neto informou também que a Procuradoria-Geral do Município vai recorrer no Supremo. 

“Nesse caso da decisão do presidente Dias Toffoli, assim como fizemos em primeira e segunda instâncias, vamos recorrer ao próprio Supremo. Tenho certeza que o ministro tomou a decisão com base nos argumentos apenas da universidade federal. Vamos apresentar nossos argumentos e tenho esperança de que ela seja revertida”, declarou.

O prefeito também destacou a importância do Hospital Salvador para redução da ocupação nos leitos de UTI na capital baiana e o início da fase 2 de retomada da economia. “Nós poderemos colocar nos próximos dias mais 14 leitos de UTI. A taxa de ocupação de leitos em Salvador chegou a 72% nesta manhã. O Hospital Salvador é vital porque, com o funcionamento dele, vamos manter essa taxa e, com os 14 leitos que vamos incorporar, podemos chegar mais rápido aos 70% de ocupação, para ativar a segunda fase do nosso plano de retomada”, explicou. (Atualizada às 11h04)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem