HGC é última unidade da RMS a adotar modelo referenciado

Rede de Rádios

HGC é última unidade da RMS a adotar modelo referenciado

 


A partir da próxima terça-feira (01), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) deixará de atender demanda espontânea, passando a atender apenas de forma referenciada. Na prática, não será mais possível receber atendimento  indo direto para a emergência da unidade: os pacientes terão quer ser, obrigatoriamente, encaminhados pelo SAMU ou por outras unidades de saúde.


A adoção do modelo segue tanto os parâmetros estratégicos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ações do próprio governo do Estado. Procurada pelo Camaçari Fatos e Fotos (CFF), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que os demais hospitais estaduais, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) já operam no modelo referenciado e o HGC era o único que ainda recebia demanda espontânea.


A Sesab informou ainda que a mudança é permanente. "É uma mudança permanente. Todas as unidades estaduais de alta complexidade são referência para o atendimento de casos graves, enquanto que as unidades básicas de saúde e as UPAs devem atender os casos menos graves. Desta forma se dará o melhor atendimento possível para as pessoas que mais precisam do atendimento. Na avaliação da direção, isso qualifica a assistência à saúde na região", expôs a Sesab, através da assessoria de comunicação.


Aqueles cidadãos que, por desinformação ou mera insistência continuarem buscando atendimento primário no HGC serão orientados a procurar as unidades de saúde do município.  "É natural que algumas pessoas ainda busquem diretamente o hospital neste primeiro momento. Caso ocorra, elas serão orientadas a buscar outra unidade de saúde para o primeiro atendimento", informou a Sesab.


Ruim para Camaçari, bom para 24 cidades


O Hospital Geral de Camaçari é uma unidade regional de alta complexidade. Ele tem por objetivo atender as demandas de atendimentos graves de outros 24 municípios da região leste do estado.


Assim, enquanto o modelo de atendimento a demanda espontâneas, a primeira vista, parece beneficiar a população de  Camaçari - já que tem acesso facilitado ao hospital, por estar dentro da cidade - , ela prejudica todos que dependem da unidade, porque causa superlotação.


Com o modelo referenciado, a tendência é o atendimento no HGC se tornar mais rápido e melhor, para quem realmente precise receber atendimento ali. Para isso, será necessário que o município faça sua parte e ofereça atendimento adequado das unidades de saúde dos bairros e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem