PARALISIA INFANTIL: Campanha de vacinação acaba em 6 dias

Rede de Rádios

PARALISIA INFANTIL: Campanha de vacinação acaba em 6 dias

 

Além da gotinha contra polio, a campanha busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até os 15 anos (Foto: Reprodução)
Além da gotinha contra polio, a campanha busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até os 15 anos (Foto: Reprodução)

A campanha nacional de vacinação infantil, com foco na prevenção da paralisia infantil causada por poliomelite, vai até a próxima segunda-feira (30). Além da gotinha contra polio, a campanha busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até os 15 anos.

Em Camaçari, a meta da Secretaria da Saúde de é vacinar 16.576 crianças entre 1 e 4 anos de idade. Porém, de acordo com dados a prefeitura, apenas 6.376 crianças foram levadas até os postos de vacinação, o que representa 38,47% da meta prevista.

Sem cura

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a poliomelite é uma infecção viral altamente contagiosa que causa paralisia permanente de músculos e, em geral, atinge membros inferiores (pernas e pés), mas também pode causar problemas respiratórios e, em alguns casos, morte, ao atingir músculos do pulmão. É transmitida por contato direto, alimentos infectados e até água, inclusive água de esgotos, já que o vírus é eliminado nas fezes e sobrevive por meses no ambiente.

Também de acordo com a Fiocruz, não existe tratamento adequado contra polio, muito menos cura e a forma mais segura de prevenção é a vacina. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Onde vacinar

De acordo com a prefeitura, a imunização acontece em todas as unidades de saúde da sede e orla de Camaçari, exceto nas Unidades de Saúde da Família (UFS) do Dois de Julho, Phoc (CAIC), Parque Florestal, Ficam II, Lama Preta, Buris de Abrantes e Jauá.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem