Rede de Rádios

Google oferece prêmio para pesquisa virtual? Cuidado com o golpe!

 

Google oferece prêmio para pesquisa virtual? Cuidado com o golpe!



 Internautas são direcionados a página do suposto prêmio assim que clicam em certos sites na rede. Trata-se de phishing, golpe cibernético de furto de dados

[FOTO1]Uma falsa pesquisa anual apresentada no navegador Google Chrome tem causado desconfianças na internet. Ao buscarem determinados sites, os internautas são direcionados ao suposto levantamento. Nele, convida-se a responder um questionário, prometendo um vale de R$ 500 para compras em duas grandes redes de supermercados.


O que parece ser sorte, no entanto, pode se tornar uma grande dor de cabeça. Isso porque esse tipo de anúncio se trata de phishing, golpe cibernético que coleta informações pessoais.

Os relatos questionando a pesquisa ocorrem, pelo menos, desde maio deste ano. Na quarta-feira (6/11), o golpe continuava a ser aplicado, conforme flagrado pela reportagem. Apesar de criar expectativa em um primeiro momento, quando se lê a mensagem quanto ao prêmio pode-se notar com facilidade que se trata de um golpe. O texto tem, por exemplo, erros de pontuação. Veja:




Em situação parecida, o texto do golpe cita, inclusive, Brasília. Confira:


[FOTO3]

Em contato com o Google, a empresa confirmou que não é responsável pela pesquisa tampouco pelo oferecimento de prêmios. Destacou, ainda, que a prática de phishing é comum nas plataformas digitais; por isso, o internauta precisa ficar atento para não cair no golpe. Para auxiliar, a gigante tecnológica sugere dicas para os usuários se manterem seguros. Além disso, dispõe de um portal de denúncia contra esse tipo de cilada.


O Google também destacou que sites e serviços legítimos não "enviam mensagens solicitando senhas nem informações por e-mail. Não responda a mensagens instantâneas, janelas pop-up nem e-mails suspeitos que peçam informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito ou conta bancária ou até mesmo sua data de nascimento. Mesmo que a mensagem venha de um site em que você confia, como seu banco, nunca clique no link nem envie uma resposta. É melhor ir diretamente ao site ou app em questão para fazer login na sua conta."

O Carrefour negou, em nota oficial, que esteja oferecendo o prêmio de R$ 500 em compras aos internautas que acessam a falsa pesquisa. Inclusive, a companhia recomenda que os usuários ignorem a mensagem. A Rede Pão de Açúcar também garante que a informação anunciada do vale compras é incorreta. Destaca que todas as ações promocionais da empresa são comunicadas no site oficial, no aplicativo Pão de Açúcar Mais, e também nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem