"Diálogo com a população" deve definir rumos da saúde em Camaçari, afirma Elinaldo

Rede de Rádios

"Diálogo com a população" deve definir rumos da saúde em Camaçari, afirma Elinaldo



Prefeito Elinaldo Araújo (DEM) (Foto: Reprodução)

Um dia depois de apresentar "licitação de transporte público" como prioridade do seu segundo mandato, o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) voltou atrás e acrescentou a saúde na lista de prioridades. De acordo com o ele, os rumos do serviço serão definidos em diálogo com a população.


“É necessário dialogar sobre o que é mais importante para a população, construir novas estruturas – no qual o governo precisa investir em vigilância, limpeza e em aluguéis e construções – ou fortalecer os serviços existentes, dispondo de mais exames, mais especialidades, mais cirurgias e mais equipes de saúde, com atendimentos qualificados”, afirmou o gestor, sem dar nenhuma informação sobre como será estruturado esse diálogo.


Mas, funciona?


Se, por um lado,  a linha de raciocínio do prefeito parece lógica, por outro, não faz sentido, ainda mais em uma cidade do tamanho de Camaçari. O primeiro ponto é que todo entendedor de gestão pública sabe que o maior impacto no orçamento vem da contratação de pessoal.


O segundo é que as populações que moram próximo de unidades de saúde certamente vão preferir a ampliação dos serviços existentes, enquanto aquelas que precisam se deslocar por longas distâncias até as unidades mais próximas, naturalmente, terão como prioridade a proximidade do atendimento.


Assim, para fazer esse diálogo com justiça e equilíbrio, o prefeito precisaria, antes, apresentar um estudo de impacto econômico e social das duas hipóteses. Nada foi falado sobre isso, até então.


Policlínica no SAC


Enquanto o prefeito usa a bela retórica do "diálogo" para fazer  a população escolher entre duas coisas que deveriam se somar, o secretário de Saúde reconduzido ao cargo, Dr. Elias Natan, já estabeleceu suas prioridades com clareza.


Ao reassumir o posto, Elias Natan declarou que, em seus primeiros atos,  se reunirá com o colegiado gestor para avaliar cada diretoria e distrito e, na sequência, visitará as unidades de saúde e demais setores da pasta, identificando as demandas para iniciar uma gestão planejada. A missão agora, segundo ele,  é humanizar o serviço de qualificando o atendimento à população.


“Nesses quatro anos porvir temos grandes objetivos como implantar a policlínica no antigo SAC, a central de leitos de retaguarda, qualificar a marcação de consultas e exames de maneira a atender nossa população, ampliar o atendimento de urgência e emergência, ajudar nossa população a vencer a Covid-19, entre outros objetivos que apresentamos como propostas em nossa campanha”, afirmou o secretário.


Conhecimento de causa


Elias Natan faz parte dos 2/3 do secretariado de Elinaldo que possui formação adequada ao cargo. Além disso, seu subsecretário, Luiz Duplat, também é médico e experiente conhecedor do SUS. A diferença de posicionamento entre o prefeito e o secretário mostra o quanto é importante ter à frente das secretarias quadros com capacidade técnica para  a função.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem