Cármen Lúcia muda voto e forma maioria na tese de que Moro foi parcial no julgamento de Lula

Rede de Rádios

Cármen Lúcia muda voto e forma maioria na tese de que Moro foi parcial no julgamento de Lula

 



Segunda Turma do STF agora tem três votos a favor da suspeição do ex-ministro

Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia decidiu, nesta terça-feira (23), votar a favor do habeas corpus que alega parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá. Ao contrário do entendimento proferido anteriormente, neste, a Segunda Turma do STF tem três votos a favor da suspeição de Moro e dois votos contra.


Além disso, a ministra ainda acompanhou os votos de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que se posicionaram a favor da declaração de suspeição, defendida na ação do ex-presidente que busca anular a condenação. "Nenhum ser humano tem direito de se sentir sujeito de perseguição criminal com direcionamento que se imponha para qualificar ou desqualificar alguém mediante atuação dirigida contra a sua pessoa", afirmou. 


"Pode até ser que disso se valha para outros objetivos, mas o certo é que todo mundo tenha direito de imaginar-se e acreditar-se julgado, processado, investigado por uma contingência do Estado, e não por voluntarismo de um determinado juiz ou tribunal", continuou Cármen Lúcia.


Ainda de acordo com a ministra, a mudança na sua decisão foi motivada pelas condições da condução coercitiva do ex-presidente Lula, sem prévio interrogatório, e a interceptação dos ramais telefônicos antes de adotadas outras medidas investigativas, além da divulgação seletiva dos áudios. 


“Hoje se sabe que houve uma seletividade nos dados que foram posteriormente divulgados", concluiu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem