Covid: Chefes de UTIs ligam ‘kit Covid’ a maior risco de morte no Brasil

 

                                           Bolsonaro com cloroquina na mão (Foto: Reuters)

Médicas em hospital de Porto Alegre (Foto: REUTERS | Amanda Perobelli)

Mais de um ano depois de a pandemia chegar ao Brasil, Bolsonaro continua defendendo a prescrição de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina, embora diversas pesquisas científicas apontem que esses remédios não têm eficácia no tratamento de covid-19.


"Muitos têm sido salvos no Brasil com esse atendimento imediato. Neste prédio mesmo (Palácio do Planalto), mais de 200 pessoas contraíram a Covid e quase todas, pelo que eu tenha conhecimento, inclusive eu, buscaram esse tratamento imediato com uma cesta de produtos como a ivermectina, a hidroxicloroquina, a Azitromicina", disse o presidente no início do mês.


Mas evidências científicas apontam que esses remédios não têm efeito de prevenção ou tratamento precoce de covid. E médicos de hospitais de referência ouvidos pela BBC News Brasil afirmam que a defesa e o uso do "kit covid" contribuem de diferentes maneiras para aumentar as mortes no país.



O médico intensivista Ederlon Rezende, coordenador da UTI do Hospital do Servidor Público do Estado, em São Paulo, destaca que entre 80% e 85% das pessoas não vão desenvolver forma grave de covid-19. Para esses pacientes, usar o "kit covid" não vai ajudar em nada. Também pode não prejudicar, se a pessoa não tomar doses excessivas, não desenvolver efeitos colaterais, nem tiver doenças que possam se agravar com esses medicamentos.


Mas, para 15% ou 20% que precisam de internação, essas drogas, segundo ele, podem prejudicar o tratamento no hospital e contribuir para a morte de pacientes.


"A preocupação maior é com os 15% que desenvolvem forma grave da doença e acabam vindo para a UTI. É nesses pacientes que os efeitos adversos dessas drogas ocorrem com mais frequência e esses efeitos podem, sim, ter impacto na sobrevida", diz Rezende, que é ex-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.


E o "Kit covid" também mata de maneira indireta, ao retardar a procura de atendimento pela população, absorver dinheiro público que poderia ir para a compra de medicamentos para intubação, e ao dominar a mensagem de combate à pandemia, enquanto protocolos nacionais de atendimento sequer foram adotados, disseram médicos intensivistas do Hospital das Clínicas, Albert Einstein e Emilio Ribas.


"Alguns prefeitos distribuíram saquinho com o 'kit covid'. As pessoas mais crédulas achavam que tomando aquilo não iam pegar covid nunca e demoravam para procurar assistência quando ficavam doentes", diz Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo.


Entre os efeitos da procura tardia por atendimento está a intubação, quando o pulmão já está muito lesionado pelo esforço para respirar. Pacientes que recebem máscara de oxigênio ou ventilação mecânica invasiva antes de chegar à insuficiência respiratória aguda têm mais chances de sobreviver, explicam os médicos intensivistas.


"A falta de organização central e as informações desconexas sobre medicação sem eficácia contribuíram para a letalidade maior na nossa população. Não vou dizer que representa 1% ou 99% (das mortes), mas contribuiu", completa Carlos Carvalho, que também é professor da Faculdade de Medicina da USP.


Efeitos colaterais em pacientes graves


A pneumologista Carmen Valente Barbas, que atua no Hospital das Clínicas e no Albert Einstein, em São Paulo, diz que a maioria das pessoas que ela atende atualmente dizem, na consulta, que tomaram medicamentos do chamado kit covid.


"A maior parte está tomando essas medicações. Em toda videoconsulta que eu faço, as pessoas dizem que estão tomando e tomando em doses cavalares", disse à BBC News Brasil.


A maior preocupação dos médicos intensivistas é o efeito colateral desses medicamentos em pacientes que evoluem para a forma grave da covid e que já estão com o funcionamento de órgãos vitais comprometidos.


"Esses remédios não ajudam, não impedem o quadro de intubação, e trazem efeitos colaterais, como hepatite, problema renal, mais infecções bacterianas, diarreia, gastrite. E a interação entre esses medicamentos pode ser perigosa", completa Barbas, que é professora de medicina da USP e referência internacional em ventilação mecânica.


Entre os medicamentos mais defendidos por Bolsonaro para uso por pacientes com covid estão a hidroxicloroquina, a azitromicina e a ivermectina.


A hidroxicloroquina é um medicamento normalmente usado em pacientes com lúpus, artrite reumatoide, doenças fotossensíveis e malária. A ivermectina é um vermífugo usado para combater vermes, piolhos e carrapatos.


Já azitromicina é um antibiótico que, segundo os médicos, só deveria ser usado em caso de infecção bacteriana, não para previnir um vírus.


Arritmia, delírios e problema renal


O médico intensivista Ederlon Rezende chama a atenção para o risco da hidroxicloroquina causar arritmia cardíaca, um dos efeitos colaterais possíveis do remédio.


Num paciente que evolui para quadro grave de covid, esse pode ser uma efeito adverso crítico, porque a doença causada pelo coronavírus também afeta o coração, ao promover inflamações do músculo cardíaco e trombose nos vasos e tecidos.


Rezende diz ainda que tem tido problemas com pacientes que precisam ser sedados para intubação e que acordam da sedação com confusão mental mais acentuada por causa do uso abusivo de ivermectina antes de chegar ao hospital.


"O paciente, ao acordar da intubação, pode apresentar delírio. Com pacientes com covid isso é muito frequente, porque o vírus atravessa a barreira hematocefálica e afeta o cérebro, principalmente a região frontal, causando inflamação", diz.


"A invermectina é uma droga que também penetra no cérebro quando ele está inflamado, e ela deprime mais ainda o cérebro e piora a qualidade do despertar de um paciente intubado. Essa tem sido uma intercorrência frequente nos pacientes que usaram esse remédio antes chegar à UTI".


A ivermectina, diz ele, também pode provocar lesão renal, outro componente que dificulta a cura de um paciente grave de covid, já que a doença tem potencial para provocar complicações nos rins e demandar hemodiálise.


"Em termos de risco de morte, eu daria destaque para a cloroquina e hidroxocloroquina, com potencial para provocar arritmias fatais. E invermectina, como já comentei, com potencial de depressão do sistema nervoso central, lesão hepática, lesão renal, entre outros."


Mais recentemente, Bolsonaro passou a citar a Nitazoxanide, conhecida como Annita, como candidata a integrar o kit covid. O problema, além de não haver qualquer evidência científica de eficácia, é que as pessoas passaram a tomar esse vermífugo junto com outro, a ivermectina, intoxicando o organismo, diz médica do Albert Einstein Cármen Valente Barbas.


"A interação desses medicamentos, tomados juntos, é perigosa. As pessoas estão tomando Annita junto com ivermectina e isso é um absurdo."


Infecções mais resistentes, aumentando risco de morte


Outro problema foi a inclusão recente, no "kit covid", de corticoides. De fato, pesquisas mostram que corticoides ajudam a reduzir a mortalidade entre pacientes graves, que precisam de ventilação mecânica por máscaras ou intubação.


Mas, no restante da população, o uso pode provocar problemas sérios.


"Para o paciente pouco sintomático ou assintomático, o corticoide pode até baixar a imunidade e propiciar outras doenças. E, muitas vezes, eles (autoridades locais) davam esse corticoide junto com antibiótico", diz Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia Hospital das Clínicas.


"Se, por azar, o doente piorar e tiver uma infecção, ele vai ter uma infecção mais grave por estar tomando remédio imunossupressor (coirticoide), e vai ter uma bactéria resistente ao antibiótico que ele queimou, usando inadequadamente."


O supervisor da UTI do Hospital Emilio Ribas, Jaques Sztajnbok, também diz que o uso "preventivo" de azitromicina e corticoide, como defendido pelos que advogam pelo "kit covid", causa mais mortalidade do que protege.


"Se você dá corticoide a paciente de covid sem necessidade, ele vai ter um desempenho pior. Ele morrerá mais do que se tivesse sido adequadamente tratado", disse à BBC News Brasil.


"Falsa segurança" leva à demora na busca por atendimento


Entre as contribuições "indiretas" do kit covid para as mortes no Brasil está, segundo os médicos intensivistas, a "falsa segurança" que esses medicamentos produzem, retardando a procura por atendimento médico.


Um problema recorrente nas UTIs brasileiras, dizem eles, é a chegada de pacientes em estado grave que, por se sentirem protegidos por hidroxicloroquina e afins, procuraram ajuda médica quando era tarde demais.


"Esse autotratamento dá uma falsa segurança e as pessoas tendem a retardar mais a procura de cuidados quando evolui para uma forma grave", diz Ederlon Rezende, que é ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Intensiva.


Entre os riscos de se procurar ajuda muito tarde está lesionar o pulmão a ponto de o problema não poder ser revertido com ventilação mecânica e intubação.


"Quanto maior o tempo decorrido entre a necessidade de terapia intensiva e a efetiva admissão ao leito de hospital, maior a mortalidade", destaca Jaques Sztajnbok, que chefia a UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.


A pneumologista Carmen Valente Barbas, que coordena equipes no Albert Einstein e Hospital das Clínicas, diz que a insuficiência respiratória aguda pode evoluir rapidamente para a morte.


"As pessoas estão ficando com falta de ar em casa ou alugando oxigênio em casa. O quadro pode se agravar muito rapidamente e ela pode morrer em casa, sem ter tempo de chegar ao hospital".


Foco em cloroquina tira recursos de tratamentos comprovados


Talvez a maior causa de morte causada pelo enfoque do governo federal em defender remédios não eficazes seja o gasto de dinheiro e tempo que poderiam ser usados na compra de equipamentos, vacinas e na produção de um protocolo nacional com orientações para o atendimento de pacientes graves com covid.


Diferentemente do que ocorreu em países europeus e nos Estados Unidos, passado um ano da pandemia, o Ministério da Saúde não produziu um documento com informações para os profissionais de saúde seguirem.


"Perdeu-se tempo discutindo tratamento precoce sem qualquer evidência científica e não se investiu em disseminar informação sobre tratamentos eficazes para pacientes graves, técnicas de identificação de insuficiência respiratória, uso da posição prona e outros", avalia o pesquisador da Fiocruz Fernando Bozza, autor de uma pesquisa que revelou que 80% dos pacientes intubados no Brasil em 2020 morreram.


Além disso, recursos que poderia ter sido usados para medicamentos necessários para intubação ou para criar leitos de UTIs foram gastos na compra de cloroquina e outros itens do chamado "tratamento precoce", sem comprovação científica .


Levantamento da BBC News Brasil mostrou que os gastos do governo Bolsonaro com cloroquina, hidroxicloroquina, Tamiflu, ivermectina, azitromicina e nitazoxanida somaram quase R$ 90 milhões até janeiro deste ano. Enquanto isso, médicos e associações farmacêuticas alertam que o estoque de medicamentos necessários para intubação está perto de acabar.


A pneumologista Carmen Valente Barbas avalia que vidas poderiam ter sido salvas se os recursos fossem aplicados em soluções cientificamente comprovadas.


"É gasto que podia estar sendo usado, também, para comprar vacina", lamenta.


"As fake news e toda a disseminação de desinformação sobre tratamentos sem eficácia têm esse duplo caráter: leva informações falsas para a população e tira a oportunidade de as melhores práticas serem difundidas. Perdemos a oportunidade de investir e implementar políticas baseadas em evidências científicas que poderiam salvar vidas", completa o médico infectologista Fernando Bozza, pesquisador da Fiocruz.



Comentários

Nome

‘Rua Hortênsia pede socorro’,1,17 estabelecimentos são fechados em Lauro de Freitas após reabrirem sem autorização | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,5 milhão de casos acumulados da Covid-19 Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,5ª etapa do Vale Cesta beneficiará mototaxistas,1,Abono PIS-Pasep começa a ser pago nesta quinta para não correntistas Caixa e BB,1,academias de ginástica,1,Acidente entre uma carreta e outros veículos interdita a BR-101,1,Advogado flagrado com 20kg de maconha em Camaçari tem prisão preventiva decretada,1,Afogamento é registrado na praia de Barra do Jacuípe | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Apesar de cobrança do CNJ,1,Após ataques a Felipe Neto,1,após reivindicação dos moradores,1,Apreensões de cocaína na Bahia crescem 913% no primeiro semestre,1,AS ELEIÇÕES 2020 EM CAMAÇARI JÁ MOSTRA NOMES COMO VAN SCOOBY.,1,atira contra a PM e é baleado,1,auxílio,1,avaliam baianos,1,Bahia Norte informa programação de obras em rodovias que interligam cidades da RMS | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Bandidos assaltam pizzaria no Phoc III,1,Beneficiários de Camaçari poderão sacar o Auxílio Emergencial neste sábado | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Boletim coronavírus: número de casos ativos volta a subir em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Bolsonaro testa positivo novamente para o novo coronavírus e deve adiar vinda a Bahia,1,Boulevard Shopping Camaçari não funcionará aos domingos e adere novos horários | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Brasil já tem quase 1 milhão de candidatos voluntários para teste de vacina da Covid-19,1,Brasil passa de 90 mil mortes e 2,1,Bridgestone contempla creche de Camaçari com máscaras e cestas básicas | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,busca e apreensão em operação de combate a tráfico de drogas sintéticas | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,C1,12,Cadastramento SUS: Secretaria de Saúde de Camaçari esclarece que cartão não será cancelado | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Caixa altera calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial; confira,1,Caixa autoriza prazo de mais dois meses na pausa das prestações da casa própria | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Caixa informa que atendimentos para serviços essenciais estão suspensos neste sábado (29) | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Camaçari registra aumento de homicídios e estupros no primeiro trimestre de 2020 | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Camaçari registra mais duas vítimas de pacientes com coronavírus; total de óbitos sobe para 23,1,Camaçari tem 295 casos ativos de coronavírus | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Camaçari ultrapassa número de 300 mil habitantes,1,Camaçari: Agência da Caixa abre neste sábado para pagamento do Auxílio Emergencial | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Camaçari: Coronel Castro afirma que bloqueio no trânsito será flexibilizado | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Camaçari: Homem foge de abordagem policial,1,Camaçari: Prefeito diz que volta de comércio vai depender de 'novo normal',1,Camaçari: Sefaz amplia atendimento agendado a partir de segunda-feira (20),1,Campo Formoso: Perícias confirmam lesões de espancamento em jovem que denunciou pai,1,Cantor da banda de pagode “Swing do P” é morto em confronto com a PM | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Carro é tomado de assalto por três bandidos no Camaçari de Dentro | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Casal é preso suspeito de matar vizinha em Camaçari; crianças de 12 e 10 anos participaram do crime / Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Casal suspeito de esfaquear mulher no Phoc II é preso; vítima morreu no hospital após duas semanas | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Centro Comercial de Camaçari adota novo horário de funcionamento na segunda (27),1,Cetrel lança Portal para facilitar acesso à rede de fornecedores e gerar eficiência operacional | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Chuva intensa com trovoadas atinge Camaçari; veja previsão,1,CIPE-Polo prende homem com 24 pinos de cocaína em Simões Filho,1,CLN informa que recuperação asfáltica prossegue até domingo na BA-099 | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Comércio de cidades da RMS começa a ser reaberto nesta sexta,1,Coronel Castro fiscaliza reabertura do comércio e pede conscientização da população | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Corpo é encontrado na Via Atlântica | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Decreto autoriza funcionamento do cinema e libera praias em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Defesa Civil de Camaçari resgata boi caído em buraco na Via Atlântica | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Delivery de droga: jovem é preso por tráfico no Parque Verde | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Dennis DJ e mais shows para ver em casa,1,diz morador do Parque das Mangabas | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,diz SBI,1,Dois homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma na Lama Preta | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Dois jovens são presos com drogas e dinheiro em Arembepe,1,Dois óbitos por Covid-19 são confirmados em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Durval Lelys,1,É urgente que a cloroquina seja abandonada para qualquer fase da Covid-19,1,Eleições 2020: escolha do vice de Ivoneide Caetano ainda é um mistério | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Eleições de Camaçari,1,Elinaldo assina ordem de serviço para pavimentação asfáltica de 47 ruas de Camaçari,1,em Camaçari,1,Empresário Lucas Pereira de comunicação inaugura o novo portal de notícias,1,Equipe da 4ª DH de Camaçari prende homem suspeito de homicídio | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Especialistas divergem sobre obrigação de planos de saúde cobrirem testes de Covid-19,1,EVENTOS,2,Ex-superintendente da STT é multado em R$ 10 mil por gastos excessivos com ar-condicionado | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,EXCLUSIVO,36,Família está acabada,1,Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari; veja fotos,1,Federal ou estadual? Ivoneide se consolida como liderança política em Camaçari,1,filho de vereador de Candeias é preso com arma de fogo,1,Flávio Dino sonha com fusão entre PCdoB e PSB,1,Ford na BA suspende por 90 dias contratos de 1.600 funcionários e terceirizados,1,Fornecimento de água será interrompido em Barra do Pojuca | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Funcionários dos Correios marcam greve e governo prevê nova crise na pandemia | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,GIRO,1,Giro Em Camaçari Notícias,39,Governador afirma que serão convocados 182 aprovados no concurso da Polícia Civil | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Governo da Bahia anuncia suspensão de transporte intermunicipal em mais 8 cidades,1,Governo da Bahia decreta toque de recolher em mais 22 cidades por causa do novo coronavírus,1,Governo proíbe queimadas na Amazônia e no Pantanal por 120 dias,1,Greve dos Correios será definida pela Justiça / Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Homem comete suicídio no emissario em Camaçari,1,Homem de 56 anos é morto a tiros em Camaçari,1,Homem é preso com 98 pinos de cocaína em condomínio de Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Homem é preso com drogas e simulacro de pistola em Arembepe | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína em Simões Filho,1,Homem é preso com simulacro de arma de fogo na Radial B | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Homem é suspeito de matar companheira e sobrinho dela em Arembepe,1,Homem tem moto roubada por dois bandidos na Estrada do Coco | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Idosa de 76 anos morre por covid-19 em Ipiaú,1,Indígenas dizem ter sido atacados pelo governo Bolsonaro em reunião de gabinete sobre Covid,1,Inserção de cursos no campus da UNEB em Camaçari é solicitada em sessão | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Integrante de facção criminosa é preso por homicídio pela 4ª DH de Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Itaberaba: Com ajuda de cadela,1,Jiboia é retirada de telhado por policial militar em Catu,1,Jovem é preso no Verde Horizonte por porte ilegal de arma de fogo | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Justiça determina que Seap integre plano de contingência das unidades prisionais da Bahia | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Leitor alerta para risco de queda na Praça Abrantes | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Leitora denuncia aglomeração em clínica no Centro de Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Lives de hoje: Felipe Araújo e Ferrugem,1,Longas filas e redução no horário de atendimento nos Correios de Camaçari revoltam morador | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Loteamento Jardim das Mangabeiras volta a alagar após chuva | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Mais de 170 quilos de drogas são apreendidas no 1º semestre pela Cipe Polo na RMS | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Manchas de óleo são encontradas na praia de Interlagos,1,Médicos apontam preocupação com retomada das atividades em Salvador e pedem cautela,1,Mesmo com urgência,1,Ministro do STF manda para 1ª instância processo de Elinaldo contra Luiz Caetano / Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Mirando em 2022,1,Monte Gordo: durante ação da polícia,1,Morador do Santo Antônio pede troca de lâmpadas queimadas após ser assaltado | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Moradora reclama de falta de infraestrutura em Arembepe,1,Morre ex-secretário de Cultura Jorge Portugal,1,Mortes violentas têm redução de 62% em Camaçari,1,Motocicleta Fan 125 é roubada no distrito de Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,motoristas de ônibus e taxistas; confira cronograma | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Mulher é morta a tiros e corpo é encontrado dentro de barco em Paripe | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Mulher é presa com meio quilo de pasta base de cocaína em Dias D’Ávila,1,MUNICÍPIOS BAIANO,2,Neto não vai remover pacientes do Hospital Salvador: 'Não vou tirar quem está intubado',1,noticias,1,NOTÍCIAS,24,Novo decreto de calamidade pública para toda a Bahia é publicado no Diário Oficial | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Número de casos ativos da Covid-19 em Camaçari permanece estável | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Número de mortos por coronavírus em Camaçari chega a 120,1,PAA: Sedap realiza cadastro dos agricultores de Camaçari até final deste mês | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Padrasto e enteado são baleados em depósito de bebidas em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,PANDEMIA: Prefeitura entrega cestas básicas e kit enxoval para população vulnerávl,1,PM apreende drogas em praça na Gleba E,1,PMN entra com mandado de segurança contra proibição de caminhadas em Camaçari,1,Polícia,2,Polícia apreende pés de maconha no Phoc II | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Polícia cumpre mandados de prisão,1,Polícia encerra ‘festa do pó’ em Simões Filho | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Polícia prende homem com 25 pinos de cocaína e uma pistola na Gleba E | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Polícia recupera três veículos roubados em Camaçari,1,Polícia recupera veículo roubado em Barra do Jacuípe,1,Polícia registra 12 homicídios em Camaçari durante mês de julho | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Polícia registra homicídio de jovem em Dias d’Ávila,1,Policiais do 12º BPM realizam apreensão de drogas e anabolizantes em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Policial,36,POLÍTICA,16,ponte provisória é construída no Recanto das Árvores | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Praia na pandemia: Barra do Jacuípe tem praia cheia no fim de semana | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Prefeito de Camaçari reabre comercio em plena pandemia,1,Prefeito Elinaldo vistoria progressos da obra no Viaduto do Trabalhador | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Prefeito visita obras de contenção de encosta do bairro Dois de Julho | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Prefeitura amplia serviços de iluminação pública em Monte Gordo,1,Prefeitura de Camaçari prevê reabertura do comércio já na próxima segunda-feira (27),1,Prefeitura de Salvador inaugura Escola Municipal Makota Valdina,1,PREVINA-SE: Camaçari tem 31 novos casos de Covid em 4 dias,1,Previsão em Camaçari é de chuvas isoladas e temperaturas entre 22°C e 25°C | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Procon-BA faz alerta a donos de comércios e fornecedores para novo golpe com nome do órgão | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Quadrilha é presa por suspeita de assaltos em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Quatro veículos são apreendidos por promover aglomeração em vários bairros de Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,reforma tributária terá caminho árduo no Congresso,1,Repórter ameaçado de morte em telefonema da emissora ao vivo / Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Repórter é Vítima de Estelionatário Na Internet,1,Retomada da Fafen é pauta de reunião entre Conselho Comunitário e Nudec | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Retomada de serviços do Detran-BA alcança 191 unidades reabertas no interior do estado,1,Rodoviária de Camaçari é reaberta e transporte metropolitano é retomado nesta segunda-feira | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Rondesp-RMS prende homem com 1kg de cocaína em Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,SAC altera horário de atendimento em unidade em shopping de Camaçari | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,salões podem funcionar em Itabuna | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Sancionada lei que cria auxílio de R$ 16 bilhões para estados e municípios | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,SAÚDE,36,Secretaria de Saúde realiza testagem rápida para coronavírus em moradores do Phoc III,1,segundo IBGE | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Semana Brasil: Lojistas do Boulevard Shopping Camaçari oferecem descontos de até 70% | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Seu Bairro no Giro : morador reclama de situação precária em rua de Machadinho | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Shoppings,1,Submetralhadora e R$ 31 mil em espécie são apreendidos na Bahia após prisão de suspeito de chefiar tráfico de drogas,1,Suspeito de homicídio,1,Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia no bairro de Águas Claras,1,Suspeito de tráfico morre em confronto com a polícia na Avenida Sul,1,tá no Giro,5,tá no Giro / Giro Em Camaçari Notícias,18,tá no Giro Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Téo Ribeiro recebe apoio público de Luiza Maia; vereador relembra feitos à frente da extinta SECOP,1,TJ não julga processos administrativos contra juízes,1,Toque de recolher é estabelecido em mais 22 cidades da Bahia pelo Governo do Estado,1,Transporte intermunicipal é suspenso em cidades da Bahia por causa da Covid-19,1,Transporte público em Salvador será retomado de forma gradual,1,Trio é preso em desmanche de veículos em Dias d’Ávila; Moto roubada em Camaçari é apreendida | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,ÚLTIMAS NOTÍCIAS,4,um suspeito é preso e quatro são mortos | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,Unidade da BASF em Camaçari completa 5 anos,1,Veja o que fazer para recuperar o direito a saque de R$ 1.045 do FGTS,1,Venha fazer parte da campanha solidária e ajude as famílias que mais necessita da sua doação,1,Vias do Centro de Camaçari são liberadas | Giro Em Camaçari - Aconteceu,1,
ltr
item
Camaçari Notícias / Giro Em Camaçari Notícias / Policial / Política / Saúde / Esporte / Eventos: Covid: Chefes de UTIs ligam ‘kit Covid’ a maior risco de morte no Brasil
Covid: Chefes de UTIs ligam ‘kit Covid’ a maior risco de morte no Brasil
https://1.bp.blogspot.com/-JZil3waOdec/YFsx8QEx0oI/AAAAAAAAHxo/L4X1exK5bUoG0enifPjjNd7u0FDwMcG0ACLcBGAsYHQ/s320/phpThumb_generated_thumbnail%2B%25281%2529.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-JZil3waOdec/YFsx8QEx0oI/AAAAAAAAHxo/L4X1exK5bUoG0enifPjjNd7u0FDwMcG0ACLcBGAsYHQ/s72-c/phpThumb_generated_thumbnail%2B%25281%2529.jpeg
Camaçari Notícias / Giro Em Camaçari Notícias / Policial / Política / Saúde / Esporte / Eventos
https://www.giroemcamacari.com.br/2021/03/covid-chefes-de-utis-ligam-kit-covid.html
https://www.giroemcamacari.com.br/
https://www.giroemcamacari.com.br/
https://www.giroemcamacari.com.br/2021/03/covid-chefes-de-utis-ligam-kit-covid.html
true
7597868519885412869
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar