Pfizer promete entregar 14 milhões de doses da vacina ao Brasil até junho, diz governo

Rede de Rádios

Pfizer promete entregar 14 milhões de doses da vacina ao Brasil até junho, diz governo



 A farmacêutica americana Pfizer se comprometeu a antecipar para maio e junho a entrega, ao Brasil, de cinco milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Com isso, a empresa deve disponibilizar 14 milhões de doses ao país até o fim do primeiro semestre.


 


A informação foi passada pelo Ministério da Saúde em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (8), após reunião do presidente Jair Bolsonaro com representantes da Pfizer. 


 



"O que que o presidente da Pfizer garantiu ao presidente Bolsonaro hoje? A antecipação de 5 milhões do segundo semestre para maio e junho. Ou seja, dos 9 milhões que nós tínhamos previstos, se incorporarão mais 5 milhões de doses, passando para 14 milhões explicou Airton Antônio Soligo, assessor especial do ministro Eduardo Pazuello.


 


Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o contrato com a Pfizer está "praticamente fechado", e a prioridade do governo federal será a vacinação em massa.


 


"Nós todos sabemos que a solução no Brasil agora é vacinar, para manter justamente a imunidade da população e, ao mesmo tempo, permitir também a preservação dos sinais vitais da economia brasileira. É o que nos interessa porque economia e saúde andam juntos", declarou.


 


Guedes afirmou também que a perspectiva para os próximos meses é de acelerar a imunização no Brasil. Ele leva em conta o aumento na produção diária de doses pela Fiocruz, que fabrica a vacina de Oxford, e as negociações em curso com outros fabricantes, como a Janssen, para compra de mais imunizantes.


 


"Nós estávamos já negociando há bastante tempo com a Pfizer e havia um problema de escala, nós precisamos de uma escala maior e esse foi o pleito do presidente", afirmou Guedes.


 


"E o presidente Bolsonaro também fez um apelo, do ponto de vista do Brasil, exatamente para nós acelerarmos as nossas negociações basicamente visando escala", completou o ministro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem