'Vacina Sim': campanha para conscientizar importância da imunização inicia nova fase

Rede de Rádios

'Vacina Sim': campanha para conscientizar importância da imunização inicia nova fase

 Personalidades dos veículos do consórcio de imprensa vão explicar importância da imunização; primeiro vídeo irá ao ar no Fantástico



RIO —Duas semanas após seu lançamento, a campanha “Vacina Sim”, que aborda a conscientização sobre a importância do imunizante, inicia agora a sua segunda etapa, embalada por notícias como a difusão da vacinação, que já chegou a mais de 4 milhões de pessoas no país, e a vinda de insumos para a produção de novas doses.


O primeiro vídeo da nova fase da campanha será veiculado no Fantástico, na TV Globo, e mostrará personalidades de cada empresa do consórcio da imprensa vestindo a camisa “Vacina Sim” e lembrando a importância sobre o hábito da imunização. Além dos filmes, estão previstas peças para as mídias impressas e digitais dos veículos do consórcio e postagens nas redes sociais.


O consórcio da imprensa foi formado em junho de 2020 e elabora boletins diários sobre casos, óbitos e vacinação em todo o país. As informações são coletadas por cerca de 90 profissionais dos veículos O GLOBO, TV Globo, G1, GloboNews, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.


Cerca de 30 profissionais dos veículos do consórcio participarão da nova fase da campanha. O GLOBO será representado pelos colunistas Ancelmo Gois e Miriam Leitão.


Para Ancelmo, o consórcio da imprensa tem propagado o valor da campanha da imunização e adoção de medidas básicas para a luta contra o coronavírus.


— O combate de uma pandemia tão mortal exige, diz a ciência, lavar bem as mãos, adotar o isolamento social, usar máscara e, agora, vacinar — ressalta. — Mas só que é preciso também martelar o tempo todo esta necessidade de boas práticas, além de manter o público informado toda hora sobre o avanço deste inimigo traiçoeiro. É aí que entra o jornalismo que, modestamente, tem feito um trabalho histórico nesta guerra sem quartel. A prova disso é esta campanha de vacinação, promovida pelos veículos de consórcio de imprensa. Basta de blá blá blá, agora é “vacinação ou a vida”.


Miriam também exalta o empenho da ciência para dar uma resposta rápida ao caos sanitário:


— Sou de uma geração que viu a vida se prolongar, e viu as doenças serem evitadas pela vacinação. Quando digo “Vacina Sim” estou sendo coerente com o que eu aprendi com os meus pais, pratiquei na vida e ensinei aos filhos — afirma. — Nesta devastadora crise, um dos motivos de orgulho e alegria é ver como a ciência foi tão rápida, eficiente e dedicada em tornar realidade o sonho de uma vacina. No cantinho da minha biblioteca eu montei um ambiente de trabalho para participar do esforço coletivo dos brasileiros na superação dessa crise, fazendo jornalismo. Estar nessa campanha em favor da vacina e da vida é uma felicidade enorme.




Na TV Globo, a divulgação da campanha contará com os jornalistas Renata Lo Prete, Glória Maria, William Bonner, Renata Vasconcellos e Bárbara Coelho, da comentarista Fabi Alvim, do narrador Luis Roberto, dos apresentadores Fátima Bernardes e Serginho Groisman e dos atores Fernanda Montenegro, Juliana Alves, Cauã Reymond, Lázaro Ramos, Babu Santana, Ary Fontoura e Regina Casé.


Também participarão da iniciativa as jornalistas Maria Beltrão e Aline Midlej (ambas da GloboNews), além de Paula Paiva e Luiza Tenente (do G1). O médico Drauzio Varella é outra estrela da campanha.


Os colunistas Luiz Felipe Pondé e Djamila Ribeiro representarão a Folha de S.Paulo na nova campanha de conscientização. Pondé destaca a importância histórica da vacina no combate a doenças.


— Se você conhece alguém que tenha dúvidas sobre vacinas, peça a ela que olhe à sua volta e veja quantas crianças com sequelas de poliomielite ela conhece. A razão do número de casos terem se reduzido dramaticamente é a vacina e nada mais. Negar vacinas é como crer que a Terra seja plana — compara.


Thaís Oyama, colunista do UOL, assinala que a campanha de imunização é vital para a sociedade.


— A vacina é o nosso passaporte para a liberdade. Mas ela só vai funcionar se tiver a adesão de boa parte da sociedade. A campanha “Vacina Sim” vai ajudar os brasileiros a se imunizarem também contra a desinformação e as fake news — afirma. Além dela, o UOL também levará à campanha o colunista Juca Kfouri.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem