NOTÍCIA BOA: Camaçari segue sem fila por leitos

Rede de Rádios

NOTÍCIA BOA: Camaçari segue sem fila por leitos

  Notícias de Camaçari



Camaçari permanece, desde o início do mês de abril, sem fila para leitos (Foto: Reprodução)

Quando o assunto é covid-19, o volume de notícias boas é sempre menor que o todos gostariam, no entanto, as medidas restritivas impostas do final de fevereiro até o início de abril seguem mostrando eficácia: depois das mortes de pessoas na fila de espera leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ocorridas em março - entre elas a do farmacêutico Fabiano Souza, que comoveu a cidade - Camaçari permanece, desde o início do mês de abril, sem fila para leitos.


A informação é da Secretaria de Saúde do Município (Sesau), de acordo com a qual chegou a haver, durante a segunda semana do mês, ocupação total dos leitos de UTI, mas, graças à redução drástica dos índices de contágio, nenhum paciente ficou em fila.


Nesta segunda-feira (19), de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), incluindo os leitos do Hospital Geral de Camaçari (HGC), que atende a pacientes de outros municípios, a taxa geral de ocupação de leitos em Camaçari é de 48% e a taxa de ocupação de UTI é de 67%.


Atualmente, Camaçari dispõe de 67 leitos ativos destinados a pacientes com covid-19, distribuídos da seguinte forma:  20 leitos clínicos no Centro de Enfrentamento ao Coronavírus (Ciec), dos quais 03 estão ocupados; 20 leitos clínicos e 17 leitos de UTI no HGC, com ocupação de 11 e 9 leitos, respectivamente; 10 leitos de UTI no Hospital Santa Helena, dos quais 9 estão ocupados.


Essa notícia, no entanto, deve ser interpretada como um incentivo a manutenção das medidas de isolamento social e distanciamento, jamais o inverso. A experiência vivida em outros países, no Brasil e em Camaçari já comprovou que a arma mais eficiente contra a covid-19 é a prevenção ambiental.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem