Alexandre de Moraes dá 10 dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

Rede de Rádios

Alexandre de Moraes dá 10 dias para INSS ter plano para revisão da vida toda


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, determinou que o INSS apresente, em 10 dias, um plano para realizar a chamada "revisão da vida toda" em aposentadorias. 

O prazo dado pelo ministro da Suprema Corte começa a contar nesta sexta-feira (03). 

A revisão da vida toda foi autorizada em dezembro, quando o STF reconheceu o direito de recalcular benefícios de aposentados. A decisão encerrou décadas de disputas judiciais. 

Pela decisão do STF, a revisão pode ser solicitada por aposentados e pensionistas que começaram a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, mês de criação do Plano Real, e que se aposentaram entre 1999 - quando o governo alterou as regras de cálculo dos benefícios após fazer uma reforma da Previdência -, e a reforma da Previdência de 2019. 

O INSS pediu ao STF para suspender o andamento dos processos judiciais sobre o assunto, pois não teria, atualmente, possibilidades técnicas de recalcular as aposentadorias com base na nova regra. 

O órgão estimou que o procedimento deve envolver 51 milhões de benefícios ativos e inativos. 

Moraes reconheceu as dificuldades técnicas do INSS, mas afirmou que a decisão do STF não pode ficar sem resultado prático. 

"De fato, milhões de beneficiários da Previdência Social aguardam há anos por uma resposta do Poder Judiciário, em matéria relacionada a direitos fundamentais básicos, ligados à própria subsistência e à dignidade da pessoa humana", disse o ministro na decisão. 

Moraes acrescentou também que "é preciso que a autarquia previdenciária requerente informe de que modo e em que prazos se propõe a dar efetividade ao entendimento definido" pelo STF. 

Somente após receber e analisar o plano é que decidirá sobre o pedido de suspensão dos processos, afirmou Moraes, que é o relator do recurso sobre o assunto. 

Fonte: Gazeta BR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem