Em Portugal, Lula afirma que Brasil vai cumprir meta de zerar desmatamento até 2030

Rede de Rádios

Em Portugal, Lula afirma que Brasil vai cumprir meta de zerar desmatamento até 2030

Em visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o Brasil vai cumprir as metas de zerar o desmatamento até 2030. "Sei que a parceria entre nossos governos se estende aos grandes desafios impostos pela mudança do clima. O Brasil será implacável aos crimes ambientais. Vamos cumprir nossos compromissos de zerar o desmatamento até 2030", afirmou Lula, em entrevista coletiva à imprensa ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. "Seremos rigorosos na repressão contra o garimpo ilegal e contra os que atentam contra os povos indígenas", prosseguiu o presidente brasileiro.

O presidente reafirmou o desejo de "compartilhar" a biodiversidade do País com cientistas e pesquisadores. "Queremos estimular a produção de fármacos (a partir da biodiversidade da Amazônia). Queremos gerar oportunidades sustentáveis para comunidades da Amazônia e de outros biomas", disse.

Lula destacou que ambos países são democracias e disse que estão ameaçados pelo extremismo político e notícias falsas. O presidente também lamentou a cultura da "indústria das fake news", o risco delas para as democracias, a negação da política e a tentativa da destruição das instituições. "Eu não tinha visto a política criar o clima de ódio que criou nos últimos anos. Quando começa a se negar política o que vem depois, é bem pior. É obrigação nossa lutar contra a desinformação indiscriminada", afirmou, citando necessidade de responsabilidade das empresas de tecnologia para conter a desinformação e conteúdos ilícitos. "Sei que podemos contar com Portugal nessa ameaça comum", afirmou.

O presidente pediu também que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça a língua portuguesa como oficial e disse que não fazê-lo é "falta de respeito". Ao citar que seu governo dedica "atenção ao crescimento com equidade", o presidente chamou Portugal de "parceiro especial" nessa tarefa. "A relação do Brasil com Portugal vai melhorar muito. Que mais investimentos portugueses venham para o Brasil. Que mais investimentos brasileiros venham para Portugal", afirmou.

Fonte: Notícia ao Minuto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem