A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vem preparando denúncias contra vários clubes da Séries A e B por descumprimento do protocolo de segurança contra a Covid-19. Ao site Ge.Globo, o procurador Ronaldo Botelho indicou que as denúncias serão apresentadas até o fim desta semana. Bahia e Vitória estão envolvidos.
A grande maioria dos casos relatados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão associados à troca de camisas, algo que vai contra os cuidados contra a doença. Relatos da não utiização da máscara por parte de jogadores e treinadores também estão na lista.
"Na troca de camisas, as camisas estão todas suadas. O atleta está lá jogando, obviamente sem máscara, então o que tem de saliva, de gotículas ali... Isso é um perigo. Evidente que, se trocar as camisas e um dos atletas por ventura estiver contaminado, ele vai contaminar o outro. O artigo II da Lei Pelé e também o Regulamento Geral de Competições da CBF é muito claro exigindo segurança e saúde aos participantes dos eventos. Então qual o objetivo das denúncias? Fazer com que isso seja cumprido. Que, nesse momento, não se troque camisas, não se aglomere, que não se abracem no momento do gol. Precisamos preservar a saúde deles, dos jogadores", disse Botelho.
Os denunciados vão ser enquadrados, a princípio, no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de: resolução, determinação, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado; além do regulamento, geral ou especial, de competição. A multa em caso de punição varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.
Confira os casos citados envolvendo a dupla Ba-Vi:
Bahia x Flamengo (02/09) - Troca de camisas entre atletas após o fim do jogo. Contrariando o que determina o artigo 9, item D.
Bahia x Grêmio (09/09) – Após o final da partida, os atletas das duas equipes trocaram camisas, contrariando o que determina o art. 9, item D, da Diretriz Técnica Operacional.
Juventude x Vitória (14/09) - Os atletas Suplentes da equipe do Vitória não respeitaram o distanciamento mínimo, mesmo após diversas abordagens, contrariando o que determina o art. 7 ítem D.
Para disputar a Série D, o Vitória da Conquista contratou o técnico boliviano Joaquín Monastério para o comando do time. Apesar do treinador ainda não falar tão bem o português, o capitão e zagueiro Sílvio, de 39 anos, disse que o elenco tem dado um jeito para compreender as instruções do chefe gringo.
"Técnico estrangeiro tem essa questão do idioma, mas estamos tendo uma boa comunicação. Ele já sabe um pouco do português. Algumas palavras que não sabe o significado nós ajudamos. A linguagem do futebol é universal se não der na palavra vai nos gestos", comentou em entrevista ao Bahia Notícias.
O entendimento entre jogadores e técnico será colocado à prova neste domingo (20), às 16h, na partida de estreia na competição nacional diante do Coruripe-AL, no Lomantão. Mas fora a comunicação, Sílvio aponta para outro fator que poderá atrapalhar a equipe do Bode.
"Essa primeira partida vamos ter muita dificuldade. Além do time do Coruripe ser uma boa equipe, estreia é sempre uma incógnita. Tem o nervosismo, não saber muita coisa dos adversários, mas isso serve pros dois", disse.
O Vitória da Conquista integra o Grupo A4 da Série D.
Bahia perde para o Grêmio e já soma seis partidas sem vencer no Brasileirão
O Bahia volta à campo no próximo domingo (13), quando enfrenta a equipe do Atlético-GO
Bahia e Grêmio se enfrentaram na noite desta quinta-feira (10) no estádio de Pituaçu, e o Esquadrão acabou sendo derrotado pelo time gaúcho por 2 a 0. Com o resultado o Tricolor baiano segue com 9 pontos e ocupa a 14ª posição na tabela de classificação.
O Bahia foi tão superior ao Grêmio na primeira metade do jogo que criou ótimas chances para marcar, mas o zagueiro Juninho e, principalmente Gilberto, em má fase, desperdiçaram. Já Alisson, quando teve a chance, não perdoou: bateu bonito da entrada da área e inaugurou o placar. A partir daí, a equipe de Renato Gaúcho cresceu no jogo e poderia ter ampliado, inclusive com duas grandes chances já nos acréscimos, mas não conseguiu.
Parecia replay: após mais uma chance perdida por Gilberto, o Grêmio foi eficiente e marcou ao segundo, com grande jogada de Alisson e finalização de Darlan. O Tricolor gaúcho até levou um susto com a expulsão de Matheus Henrique, mas Gregore também recebeu cartão vermelho e reequilibrou o jogo.
O novo treinador do Bahia, que esteve em Pituaçu, viu sua equipe dominar o jogo no início do primeiro tempo, desperdiçar boas oportunidades e desmoronar após sofrer o gol. Mano Menezes terá muito trabalho pela frente.
PRÓXIMOS JOGOS
De novo em casa, o Bahia recebe o Atlético-GO, neste domingo, em Pituaçu. No mesmo dia, o Grêmio recebe o Fortaleza, na sua arena.
FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 2 Grêmio
Campeonato Brasileiro - 9ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 10/09/2020 (quinta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Jefferson Cleiton Piva da Silva (ambos do PR)
VAR: Paulo Roberto Alves Junior (PR), auxiliado por Tiago Nascimento dos Santos (PE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR).
Cartões amarelos: Nino Paraíba (Bahia) / Darlan, Matheus Henrique (Grêmio)
Cartões vermelhos: Matheus Henrique (Grêmio) / Gregore (Bahia)
Gols: Alisson e Darlan (Grêmio)
Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba (Jadson), Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Edson (Rossi), Gregore, Daniel (Clayson) e Rodriguinho (Marco Antônio); Élber e Gilberto (Elton). Técnico: Cláudio Prates.
Grêmio: Vanderlei; Orejuela, Miranda, David Braz e Cortez; Matheus Henrique, Darlan (Rodrigues) e Isaque (Rildo); Alisson (Guilherme Azevedo), Everton (Lucas Silva) e Diego Souza (Luiz Fernando). Técnico: Renato Gaúcho.
Boa impressão em 2019 e 2020 sem jogar: como Lucas Cândido volta ao Vitória
De volta ao Rubro-Negro após nove meses, volante se destacou na temporada 2019; em 2020, porém, ficou fora dos planos do Atlético-MG e não fez partidas oficiais
Por Ruan Melo — Salvador
Em busca de um elenco mais encorpado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória apostou em um velho conhecido para reforçar o meio-campo. Aos 26 anos, o volante Lucas Cândido acertou o retorno ao Rubro-Negro quase nove meses após a última passagem. Ele se apresenta nesta terça-feira.
E se, por um lado, ele carrega a boa impressão deixada na primeira vez que vestiu a camisa rubro-negra, por outro, vem de um logo tempo de inatividade.
Lucas Cândido fez 23 jogos e marcou dois gols pelo Vitória em 2019 — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação
Lucas chegou ao Vitória no meio de 2019, por empréstimo junto ao Atlético-MG. Ele se firmou com a chegada de Geninho e foi titular até o fim da Série B daquele ano, chegando a 23 jogos pelo Rubro-Negro na temporada.
Como qualidades, chamou a atenção pela participação nos dois lados do campo: roubadas de bola, interceptações, chutes de longe e presença na área em bola aérea. Tanto que fez dois gols pelo clube.
Só que, ao final do empréstimo ao Vitória, Lucas Cândido retornou ao Atlético-MG, mas não jogou. Em fevereiro, ele seria emprestado à Chapecoense, só que a Chape voltou atrás após realização de exames médicos. À época, os médicos detectaram a possibilidade de uma lesão futura, e a diretoria da Chapecoense sugeriu a realização de um contrato de risco. A oferta foi aceita por Lucas Cândido e o empresário, mas vetada pelo Galo.
De volta ao Atlético-MG, mas fora dos planos, Lucas Cândido rescindiu contrato em junho deste ano. Sem nenhuma partida disputada em 2020 e livre no mercado, assinou contrato com o Vitória.
No Vitória, ele vai disputar posição com Guilherme Rend, Fernando Neto, Rodrigo Andrade, Gerson Magrão, Jean. Gabriel Furtado também pode jogar como volante.
Lucas Cândido não fez jogos oficiais em 2020 — Foto: Letícia Martins / Divulgação / EC Vitória
Bahia tenta mudar datas do Baianão para evitar finais em dias seguidos
O Bahia tenta mudar as datas das finais do Campeonato Baiano contra o Atlético de Alagoinhas. O primeiro jogo está marcado para a próxima quarta-feira (5), às 21h30, um dia após a decisão diante do Ceará pela Copa do Nordeste. De acordo com a apuração do Bahia Notícias, a diretoria do Tricolor entende que não é bom para os atletas jogar duas finais em dias consecutivos, em virtude do desgaste físico das últimas semanas. A reportagem do BN entrou em contato com o Mafredo Lessa, vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), que disse não saber da questão e que a data do primeiro jogo havia sido acertada anteriormente.
O Tricolor também alega que na última reunião que definiu os detalhes dos confrontos da semifinal do Baianão, ficou acertado que um novo debate ocorreria entre os finalistas. No entanto, esse novo encontro não aconteceu e o clube acredita que as datas podem ter sido impostas pela Rede Bahia, emissora que detém os direitos de transmissão da competição.
Uma das soluções apontadas pela diretoria do Bahia seria remarcar as duas partidas para quinta (6) e domingo (9). Para evitar o choque com a data de estreia no Campeonato Brasileiro, o Tricolor entraria em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que anunciou mudanças nos compromissos de Corinthians e Palmeiras na primeira rodada, em virtude da final do Campeonato Paulista, cujo último duelo acontece no sábado (8).
"A CBF informa que vai remarcar os jogos dos clubes da Série A do Brasileirão Assaí 2020 que coincidam com a data base da partida definidora do título de seus respectivos campeonatos estaduais. As novas datas serão oportunamente divulgadas pela Diretoria de Competições", disse a entidade nacional em comunicado.
Pelas tabelas atuais, o Bahia encara o Ceará nesta terça, às 21h30, em Pituaçu, pelo segundo jogo da final da Copa do Nordeste. E, na quarta (5), no mesmo horário, enfrenta o Atlético de Alagoinhas, no mesmo local, pela primeira partida da decisão do Baiano. Vale lembrar que o segundo duelo pelo título estadual está agendado para o dia 26 de agosto, uma quarta-feira.
...................................................................................................................................................................
CBF divulga detalhes das quartas de final do Nordestão; Pituaçu terá rodada dupla
Fortaleza x Sport - Barradão
Ceará x Vitória - Pituaçu
Confiança x Santa Cruz - Joia da Princesa
Bahia x Botafogo-PB - Pituaçu
Comentários