Giro Em Camaçari - Aconteceu, tá no Giro / Giro Em Camaçari Notícias

Giro Em Camaçari - Aconteceu, tá no Giro / Giro Em Camaçari Notícias
Notícias de Camaçari, notícias da Bahia e notícias do Brasil
.
.
.

sábado, 21 de novembro de 2020

Sem dragagem do Rio Camaçari, população tem casas alagadas após 2h de chuva

 

Moradores do Nova Brasília e dos 46, mostram as ruas e as casas alagadas, móveis perdidos, e carros com água invadindo (Foto: Montagem | Redação CFF)
Moradores do Nova Brasília e dos 46, mostram as ruas e as casas alagadas, móveis perdidos, e carros com água invadindo (Foto: Montagem | Redação CFF)

Bastou 2h de chuva forte para a população de pelo menos dois bairros sentir na pele os efeitos da falta e dragagem (limpeza) dos canais do Rio Camaçari: várias ruas, em pelo menos dois bairros, ficaram completamente alagadas.

Em vídeos que circulam no Whatsapp, moradores do Nova Brasília e dos 46, mostram as ruas e as casas alagadas, móveis perdidos, e carros com água invadindo.

Em um desses vídeos, revoltada, uma moradora que não se identifica culpa o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) pelo acontecido. "Olha aí o que aconteceu, porque ele não limpou o rio. Isso aqui foi avisado por diversas vezes que ia acontecer e ele não limpou. E ele cuida do povo? Cuida de quê? Ele cuida do povo de Salvador, que vive na Ribeira, que vive em hotéis 'chique'. O povo, mesmo, vive assim: acorda 5h da manhã com a casa cheia de água, os móveis todos perdidos. Isso aqui é Camaçari, é o governo do DEM, é o o governo que o povo elegeu", desabafa ela.

Mais adiante no vídeo, a mulher mostra a casa, até ontem "toda arrumada para o Natal", agora tomada pela água. "O prefeito não cuida de quem vota nele, de quem elege ele. E agora, quem vai pagar minhas coisas, quem vai vir cuidar? Ninguém. Em época de pandemia, nós sem emprego, sem ter dinheiro, e agora isso..." lamenta.

“Alagamentos em chuvas fortes eram comuns até 2005, em Camaçari. A partir daquele ano, o prefeito Luiz Caetano, após identificar que o alagamento era provocado por acúmulo de lixo e outros resíduos no leito do Rio Camaçari, passou a adotar a dragagem preventiva, garantindo segurança à população que mora às margens do corpo d'água”, diz Maurício Bomfim, ex-coordenador da Defesa Civil do município, nos governos Caetano e Ademar Delgado.

Conforme Bomfim, “o trabalho de manutenção, necessidade levantada pela Defesa Civil e apresentada ao gestor municipal, do rio foi mantido até por Ademar Delgado”, um dos prefeitos mais criticados que a cidade já teve. Na gestão de Elinaldo, nos anos anteriores, também. Agora, porém, mesmo em ano de eleição, a ação foi negligenciada, causando esse resultado.

Vídeo 46



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

BAIXE NOSSO APP E OUÇA A PORTAL EM QUALQUER LUGAR.

Notícias de Camaçari, notícias da Bahia e notícias do Brasil / Giro Em Camaçari - Aconteceu, tá no Giro / Giro Em Camaçari Notícias Giroemcamacari@gmail.com

Follow by Email