Sem dragagem do Rio Camaçari, população tem casas alagadas após 2h de chuva

Rede de Rádios

Sem dragagem do Rio Camaçari, população tem casas alagadas após 2h de chuva

 

Moradores do Nova Brasília e dos 46, mostram as ruas e as casas alagadas, móveis perdidos, e carros com água invadindo (Foto: Montagem | Redação CFF)
Moradores do Nova Brasília e dos 46, mostram as ruas e as casas alagadas, móveis perdidos, e carros com água invadindo (Foto: Montagem | Redação CFF)

Bastou 2h de chuva forte para a população de pelo menos dois bairros sentir na pele os efeitos da falta e dragagem (limpeza) dos canais do Rio Camaçari: várias ruas, em pelo menos dois bairros, ficaram completamente alagadas.

Em vídeos que circulam no Whatsapp, moradores do Nova Brasília e dos 46, mostram as ruas e as casas alagadas, móveis perdidos, e carros com água invadindo.

Em um desses vídeos, revoltada, uma moradora que não se identifica culpa o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) pelo acontecido. "Olha aí o que aconteceu, porque ele não limpou o rio. Isso aqui foi avisado por diversas vezes que ia acontecer e ele não limpou. E ele cuida do povo? Cuida de quê? Ele cuida do povo de Salvador, que vive na Ribeira, que vive em hotéis 'chique'. O povo, mesmo, vive assim: acorda 5h da manhã com a casa cheia de água, os móveis todos perdidos. Isso aqui é Camaçari, é o governo do DEM, é o o governo que o povo elegeu", desabafa ela.

Mais adiante no vídeo, a mulher mostra a casa, até ontem "toda arrumada para o Natal", agora tomada pela água. "O prefeito não cuida de quem vota nele, de quem elege ele. E agora, quem vai pagar minhas coisas, quem vai vir cuidar? Ninguém. Em época de pandemia, nós sem emprego, sem ter dinheiro, e agora isso..." lamenta.

“Alagamentos em chuvas fortes eram comuns até 2005, em Camaçari. A partir daquele ano, o prefeito Luiz Caetano, após identificar que o alagamento era provocado por acúmulo de lixo e outros resíduos no leito do Rio Camaçari, passou a adotar a dragagem preventiva, garantindo segurança à população que mora às margens do corpo d'água”, diz Maurício Bomfim, ex-coordenador da Defesa Civil do município, nos governos Caetano e Ademar Delgado.

Conforme Bomfim, “o trabalho de manutenção, necessidade levantada pela Defesa Civil e apresentada ao gestor municipal, do rio foi mantido até por Ademar Delgado”, um dos prefeitos mais criticados que a cidade já teve. Na gestão de Elinaldo, nos anos anteriores, também. Agora, porém, mesmo em ano de eleição, a ação foi negligenciada, causando esse resultado.

Vídeo 46



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem