Elinaldo segue calado diante de apelo de vereadores por ampliação do atendimento de emergência em Camaçari

Rede de Rádios

Elinaldo segue calado diante de apelo de vereadores por ampliação do atendimento de emergência em Camaçari

 


Em mais uma tentativa de provocar alguma atitude da prefeitura de Camaçari, no sentido de melhorar a assistência em saúde, fazendo frente ao modelo exclusivamente referenciado adotado pelo Hospital Geral de Camaçari (HGC) desde o início do mês, o vereador Jackson (PT) indicou a retomada do modelo misto na UPA Nova Aliança.


A indicação, aprovada pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (10) vem com o objetivo de garantir que a população possa ter o atendimento adequado para casos de pequenas emergências, antes absorvidos pelo HGC.


"Já tentamos a reabertura do PA Gleba B, mas sem sucesso.  Na época do fechamento da UPA Nova Aliança para adultos houve um clamor popular, diversas manifestações, mas mesmo assim o prefeito fechou e reabriu apenas como UPA pediátrica. Eu tenho o entendimento que é possível funcionar com os dois tipos de atendimento", avaliou Jackson.


Citando o HGC como exemplo de organização estrutural, Jackson reforçou a ideia de que é possível voltar a atender adultos na unidade. "Sabemos que o atendimento unificado, como era feito antes, gerava um certo trauma para as crianças, mas é possível, dentro do espaço, separar o atendimento", destacou.


A indicação de Jackson faz coro a outra solicitação recente, do atual vereador e ex-secretário de Saúde, Elias Natan, que pedia extensão do horário de atendimento das unidades de saúde municipais. Tagner Cerqueira, vereador eleito que assume a partir de janeiro, também endossou a lista de propostas, sugerindo, através de uma carta protocolada no gabinete do gestor, que o prédio do antigo SAC seja transformado em unidade de saúde. Até o momento nem o prefeito nem o secretário de Saúde fizeram qualquer pronunciamento a respeito.


Saúde mais pobre


Questionado pelo Camaçari Fatos e Fotos (CFF), sobre o porque dessa proposta específica, Jackson declarou que pensou de forma prática. "Já existe uma estrutura de PA que está desativada, na Gleba B. Além disso, acabamos de votar a LOA 2021 (Lei Orçamentária Anual) e a saúde teve uma redução no orçamento de quase 10 milhões. Então, nossa intenção é aproveitar a estrutura já existente, de forma a reduzir custos", declarou.


Na justificativa do projeto, o edil destacou estatísticas que apontaM uma gritante falha de gestão, no fechamento da UPA para adultos. A unidade de saúde do Nova Aliança existe há mais de 40 anos, atendendo os moradores dos bairros Phoc I, II e III, Gleba E e Gleba C, e os bairros adjacentes. Durante estes longos anos, entre seus 40 mil atendimentos anuais, 35 mil são de pacientes adultos e os outros 5 mil são crianças", revela.


A pergunta que permanece é: quanto tempo mais o prefeito e o secretário de saúde vão passar agindo como se a saúde da população de Camaçari não estivesse passando por um momento delicado?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem