Camaçari registra média de dois incêndios por dia em janeiro

Rede de Rádios

Camaçari registra média de dois incêndios por dia em janeiro

 


Segundo dados da unidade, até a sexta-feira (22) foram registrados mais de 50 incêndios na cidade (Foto: Montagem | Redação CFF)

Com o aumento significativo dos casos de incêndio em Camaçari, a Defesa Civil da cidade iniciou uma campanha de conscientização da população, com o objetivo de prevenir desde os pequenos focos de chamas até possíveis ocorrências graves.


Para isso, equipes do órgão iniciaram a distribuição de 5.000 panfletos educativos, em 15 localidades do município, incluindo sede e orla.


Segundo dados da unidade, até a sexta-feira (22) foram registrados mais de 50 incêndios na cidade, sendo o mais recente na quinta-feira (21), na Av. Jorge Amado, ao lado do Parque das Palmeiras, sentido Hospital Geral. Em média, são dois incêndios por dia.


Lixo


Vidro, embalagem de quentinha e até televisores são exemplos de descarte irregular que, de acordo com a Defesa Civil, acontece em área de vegetação e que pode desencadear focos de incêndios. “A gente pede que as pessoas não joguem lixo na floresta, pois no período do verão isso facilmente pode se transformar num grande problema”, alerta Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil.


Relembrando o que é óbvio, mas aparentemente ignorado por muita gente, o gestor pede que as pessoas deixem o material em sua porta e aguarde o dia da coleta, realizada pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp).


Ivanaldo também chamou a atenção para a necessidade de não se passar trote. “Uma ocorrência real pode deixar de ser atendida em função de uma ação irresponsável dessa. Só usem o 199 em caso de necessidade real”, frisou. Em caso de incêndio, além da Defesa Civil pelo 199, o cidadão camaçariense pode acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193.


Desproporcional


Embora a campanha de conscientização da Defesa Civil seja uma ação importante, o baixo quantitativo de material pose der um fator limitador do alcance e, portanto, da efetividade da ação. De acordo com o divulgado pela unidade, serão 5.000 panfletos para 15 localidades da sede e orla, o que significa cerca de 335 unidades por bairro.


Além disso, considerando apenas o número de eleitores de Camaçari - ou seja, aqueles com mais 16 anos e que têm capacidade para ler, entender e absorver a mensagem da campanha - a ação vai alcançar diretamente menos de 3% da população da cidade.


Sabidamente, as campanhas educativas que pretendem provocar mudanças de hábitos, como é o caso desta, precisam gerar mais impacto do que isso, para serem, de fato, funcionais.


Não houve, no comunicado, nenhuma informação sobre a possibilidade de ampliação da campanha ou ação em outras vias, além da distribuição de panfletos.


A distribuição, que começou na sexta-feira (22) vai passar por Jauá, Barra do Pojuca, Jacuípe e Arembepe, na orla. Na sede, os bairros atingidos serão Parque das Mangabas, Machadinho, Cascalheira, Jardim Limoeiro, Parque Florestal, Mangueiral, Cristo Redentor, Parque Satélite, Bomba, Jardim Brasília, Camaçari de Dentro e demais áreas que beiram o rio Camaçari.


Equipes da Defesa Civil iniciaram a distribuição de 5.000 panfletos educativos, em 15 localidades do município, incluindo sede e orla (Foto: Divulgação)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem